I. Antecedentes da Parábola:

1. Contexto

a. Muitos estão a seguir e ser curados por Jesus, o que leva a sua surpresa, Mt 12:15, 22.
b. Em contraste, os Fariseus estão constantemente olhando Jesus, a fim de desacreditar ou

armadilhar ele, Mt 12:2, 14, 24, 38.

c. Jesus está pronto para ensinar sobre o reino, principalmente em parábolas, Mt 13:3, 11, 18, 24 ...

2. Definições / Introspecção Cultural

(Aviso: O semeador esparramadas sementes no campo, na expectativa de uma safra frutífera.)

a. Semeador: Aquele que esparramadas sementes.
b. Laterais: Rodoviário duro cheia de sujeira ou pedras.
c. Solo rochoso: Solo raso sobre rochas.
e. Semente: Aquele que dá vida, provavelmente, um grão de trigo nesta stória.
f. Frutas: O produto de uma planta que é útil e que tem a capacidade de reproduzir.
g. Coração: O homem interior, que parte de uma pessoa que pensa e sente planos e emoções.


II. Entendendo a Parábola:

1. O semeador esparramadas sementes no campo, na expectativa de uma safra frutífera. A semente

representa.a palavra do reino, o evangelho. Campo é o coração das pessoas, Mt 13:3, 19.

2. Algumas sementes caem na estrada, onde não há solo para cobri-las, as aves come-as. Isso representa .

aqueles que ouvem a palavra, sem entendimento. Não existe vida porque nunca Satanás esteve fora da palavra, Mt 13:4, 19.

3. Algumas sementes caem em solo raso sobre rochas, e as plantas crescem rapidamente, em primeiro lugar,

porque o solo é raso quente. Mas logo eles são queimados pelo calor do sol, porque as raízes não podem ir para baixo por causa da pedra. Isso representa aqueles que recebem a palavra com grande alegria, e começar rapidamente.a sua nova vida, mas não são capazes de defender as provações da vida. Não há profundidade de confiança em Jesus, a água da vida, Mt 13:5-6, 20-21.

4. Algumas sementes caíram em terreno espinhoso, alegando que não tinha sido limpado de espinhos, e os

espinhos lotados rapidamente as boas instalações, tendo a necessária luz solar e água. Isso representa aqueles que não conseguem colocar Jesus em primeiro lugar em suas vidas. Eles são bloqueado pelas coisas deste mundo. Riqueza tornar-se mais importante para eles do que Jesus. Assim, eles deixam de produzir qualquer fruto. Eles são imprestáveis, Mt 13:7, 22.

5. Outra semente caiu em boa terra, que foi bem preparado, e rendeu uma profeita colheita. Isso representa

cristãos que confiam em Jesus, porque o seu direito entendimento do evangelho, que produzem coisas de valor eterno por sua vida, Mt 13:8, 23.

6. Todas as plantas que viviam faziam parte do reino de Deus, porque eles tinham vida em Jesus através do

evangelho. Aqueles que morreram e aqueles que não produziram frutos serão expulsos do reino. Ver Jo 15:1-5.


III. Apreciação e Aplicação da Parábola:

1. Seguro ou Vulneráveis ...ouvir e compreender.As pessoas têm de ouvir e compreender

a mensagem como ouvir, nós estamos abertos a Satanás ataque e roubo das boas notícias. um do reino, a fim de ter vida espiritual. Jesus enfatizou que, se não entendemos bem . Qual a causa para as pessoas não entendem o evangelho? Que atitudes causam bsppara rejeitar a mensagem de Deus, Atos 28:25-28?

2. Enraizada em Jesus ...

Aqueles que recebem a palavra em seu coração e venha para Jesus deve tornar-se enraizado em Jesus testes para sobreviver e dar frutos. Como podemos estar enraizados em Jesus? Como podemos ajudar outras pessoas a tornarem-se enraizado em Jesus? Como podemos ajudar outros a defender as provas de sua fé, Rom 5:1-11?

3. Egoísta Vivendo ...

mortal Aqueles que não se arrependem de vida egoísta será bloqueado pelos cuidados deste mundo. Quais são os espinhos, as coisas deste mundo que sufocar a nossa vida espiritual? (A concupiscência da carne, dos olhos, e do orgulho da vida.) Nomé algumas coisas que são um problema para você, pessoalmente, 1 Jo 2:15-17.

4. Fecundidade ...

fluxos de coração bom e honesto Pessoas que querem ser fecundas em suas vidas devem colocar sua confianç a em Jesus, e nunca desistir. Se formos seguir fielmente Jesus, nós iremos produzir frutos espirituais útil em nossas vidas, e vamos levar outros a Jesus para que a família do Deus multiplique. Quantas pessoas você já evou a Jesus? Temos vontade de suportar muitos frutos para a glória de Deus, Jo 15:1-8.

5. Trabalho da Igreja é semear a semente ...

Semear a semente do reino é o trabalho da igreja, Ef 3:8-21. À medida que vamos semear, pregando o evangelho, não precisamos de saber onde cada semente vai cair, mas deixá-los onde eles irão cair. O termo vai gerar frutos, de acordo com a condição do coração de quem ouve. Temos de confiar em Deus para o aumento de 1 Coríntios 3:6-9.

6. Toda pessoa precisa ouvir ...

Embora algumas pessoas não vão receber o evangelho em seus corações, não sabemos quem são. Devemos pregar o evangelho a todas as pessoas, Mc 16:15-16.


IV. Memória Verso - Mt 13:23