I. Antecedentes da parábola:

1. Contexto

a. Enquanto ensino uma grande multidão de pessoas e de ser atacado pelos fariseus, Jesus ensinou sobre

ser preparados para sua vinda, Lc 12:42-48.

b. Jesus ensinou sobre as lutas do reino, 12:51-53.
c. Jesus ensinou sobre o arrependimento e julgamento, 13:1-5.

2. Definições / Introspecção Cultural

a. Fermento: levedura que provoca pão a subir, uma pequena quantidade serão espalhados em toda a

massa.

b. Farinha: terreno grão, farinha de trigo provável.
c. Mostarda: uma planta com sementes muito pequenas que cresce mais de dez metros de altura, em solo

fértil.

d. Infrutifero: não produzindo frutos.
e. Figo: uma grande árvore com folhas verdes, que produz uma fruta doce. O fruto está escondido pelas

folhas, na fase inicial.

f. Vinhedo: um jardim de plantas tendo frutos.


II. Compreender as parábolas:

1. A parábola da figueira foi obviamente dirigida à fariseus, Lc 13:6-9.

a. Tal como a figueira com suas grandes folhas verdes, que fizeram um espetáculo de bondade. b. Após fechar inspecção, não houve verdadeiro fruto em suas vidas. c. O capitão lhes daria um tempo adicional para dar frutos, mas depois não, eles seriam destruídos.

2. A parábola da semente de mostarda, as pequenas grandes coisas vêm de origens, Lc 13:18-19.

a. A semente de mostarda é uma das menores sementes, e só assim a mensagem do evangelho

parece pequeno e tolo do homem em vista, 1 Coríntios 1:21-25. b. Uma vez que esta semente germina, uma grande fábrica vai crescer, se a terra é boa, 1 Pedro 1:22-25, Ef 2:17-22.

3. A parábola do fermento, a influência do evangelho se espalha, Lc 13:20-21.

a. Assim como o fermento podem se espalhar em toda a farinha, o evangelho será espalhado

por todo o mundo, Mc 16:16.

b. Fermento se espalha pelo contacto, e a influência de Jesus se espalha de pessoa para pessoa,

1 Coríntios 4:6-7, 1 Pedro 2:11-12.


III. Apreciação e Aplicação das parábolas:

1. Não fazem um Mostra ...

Os fariseus fizeram coisas como o jejum e oração a ser visto dos homens, para fazer um bom show, mas não havia nenhum bom fruto em suas vidas. Da mesma forma, fazendo um show de manutenção de tradições religiosas hoje sem ter um coração convertido não vai produzir nenhum bom fruto. O Mestre sabe se há uma verdadeira fruta em nossas vidas. Algum de nós prática tradições religiosas só para ficar bem para outras pessoas? Qual é o doce fruto do verdadeiro Cristianismo?

2. Frutificar ...

O Master está doente e muito sofrimento com a Sua plantas, mas há um limite de sua paciência. Após o tempo suficiente e cultura, se não houver bons frutos, a árvore vai ser destruído. Qual é o fruto que Deus espera encontrar em nossas vidas? Quanto tempo Deus vai dar-nos a produzir frutos?

3. Pocas grande incios acaba com Deus ...

Deus escolheu algo que é pequeno e tolo da perspectiva humana, a pregação de uma mensagem simples sobre Deus da misericórdia e do amor, para salvar aqueles que crêem. A semente do reino parece realmente pequenas, mas ele tem o poder para salvar eternamente todos aqueles que acreditam e confiam Jesus. Você às vezes sente que o seu trabalho de elevação de Jesus ao mundo é pequeno e inútil? Que grandes coisas crescem a partir da pregação da Palavra de Deus?

4. O Evangelho se espalha pelo contacto pessoal ...

Assim como o fermento se espalha em toda a farinha, o evangelho se espalha por exemplo pessoal e contacto com outras pessoas. As pessoas vêem as nossas vidas, e nossa influência pode levá-los a Jesus. Jesus disse que devemos ser luz para o mundo, que eles possam ver as nossas boas obras e glorificar a Deus. Que as coisas em sua vida encorajem outras pessoas a acreditar em Jesus? O que fazer ver as pessoas quando vêem a sua vida? Porque é importante para pregar o evangelho em todo o mundo?


IV. Memória Versos - Lc 13:8-9