I. Antecedentes da parábola:

1. Contexto

a. Jesus contou esta história / ensino aos seus discípulos e à multidão no encerramento do "sermão da

Montanha", que era essencialmente um debate de justiça (vida no reino), Mt 5:20.

b. A parábola dos 2 filhos disseram principalmente ao príncipes dos sacerdotes e anciãos no templo

durante a última semana de ministério de Jesus , Mt 21:23, após o seu" teste dele”.

2. Definições / Introspecção Cultural Autoridade: o direito de fazer chumbo / ensinar ...

Foi um problema freqüente entre os líderes e Jesus, Mc 2:7, 16, 24 ...

II. Compreender as parábolas:

1. Jesus ensinou ... como uma síntese e uma aplicação para o "sermão" que existem 2 Tipos de pessoas:

a. Aqueles que ouvir e obedecer / agir de acordo com o que Ele diz. Eles são chamados sábios, porque sua

vida tem uma base sólida - As palavras de Jesus, Mt 7:24-25.

b. Aqueles que ouvem e não obedecem / agir de acordo com as palavras de Jesus. Eles são chamados de

tolos, porque suas vidas têm um alicerce instável, o que não pode suportar as "tempestades da vida", Mt 7:26-27.

2. Jesus ensinou ... o que era verdade obediência.

a. O filho que disse: "Eu vou" e, em seguida, não não foi obediente. Isto representa a maior parte dos

príncipes dos sacerdotes e anciãos, Mt 21:32.

b. O filho que disse, não vou "e lamentou que, em seguida, e fez o que o pai pediu o imposto

representa-coletores e charlots, Mt 21:31.


III. Apreciação e Aplicação das parábolas:

1. Quando Jesus fala ... ouça

Em cada parábola, mesmo antes de a gente obedecer ou desobedecer, eles ouviram. Como o que um porta-voz final é de Deus, Hebreus 1:1-4, com palavras de vida, Jo 6:63, devemos estar comprometidos a ouvir atentamente a Jesus. Quem é que ouviu a maior parte - Jesus, o pregador, a notícia, seus amigos ...? Quando as suas palavras são diferentes dos de Cristo - que você vai ouvir?

2. Quando ouvir Jesus ... só isso (obedecer)

Pode parecer como obediência é difícil, mas para obedecer é melhor, afinal quem sabe o que é melhor para você, o Criador ou a criou? Tiago também nos desafia a ouvir e fazer a vontade de Deus, Tiago 2:22. Por que optar por não obedecer - é demasiado duro, você não olhar perfeitamente ...? Mas sempre que pensar em desobediência conduz - à instabilidade e, eventualmente, destruição, Mt 7:27.

3. ... São grandes bênçãos para os obedientes

Jesus refere à estabilidade no tempestades da vida, Tiago prometeu que quando nós obedecemos somos abençoados, Tiago 1:25. Na realidade - Jesus é o autor da salvação para aqueles que obedecem a Ele, Hebreus 5:8-9. Poderia haver qualquer bênção maior do que a salvação eterna? Há alguma coisa na terra que se compare às bênçãos Cristo oferece ao fiel obediente? Não são riquezas, poder, prestígio ... todos os temporários, em comparação com a natureza da salvação eterna em Cristo, 1 Pedro 1:3-9? Quais são os comandos mais importantes a observar, talvez amar Deus, amar as pessoas, ao vivo pelos arrependidos, obedientes, trabalhando com fé ... Mt 22:37-39; Atos 2:38; Tiago 2:14-17 ...

4. O desobediente ... pode tornar-se obediente.

O "fenômeno" ou "fiéis" são aqueles que fazem a coisa certa, mesmo que desobedeça primeiro. Aqueles que ouvem, a experiência remorsa (dor ao arrependimento, 2 Coríntios 7:9), acreditar e obedecer são os "justos", não aqueles que dizem as coisas certas, mas na vida real desobedeceram Deus. Você está dizendo "sim" a Deus, e desobedecendo, ou quando você desobedecer, não é experiência remorsa e na fé, obedecer? Uma conduz à vida, a outra até a morte, 2 Coríntios 7:10-11.


IV. Versiculo de Memória - Mt 7:24-25