I. Antecedentes da Parábola:

1. Contexto:

a. Em meio a uma multidão, Lc 15:1-2, 16:1, Jesus acaba ensinando seus discípulos a agir

perspicazmente. (Os detalhes estão na Lição 6 ).

b. Os fariseus, Lucas diz que são amantes do dinheiro, foram ouvir esta lição e zombador em

ensinamentos de Jesus, Lc 16:14.

c. Jesus disse, depois, o problema dos fariseus é que eles gostam de justificar-se na frente de

pessoas, Lc 16:15

2. Definições / Introspecção Cultural

a. Zombador: literalmente, para arrebitar o nariz em; intenso, portanto, uma forma de esclarecimento,

Lc 23:35.

b. Justifique: a considerarem ou mostrar-se à direita ou justos, Lc 18:14.
c. Estimadíssima: literalmente, alto, sublime, elevado, muito exaltado, Hebreus 1:3.
d. Detestável: denota um objeto de repugnância, uma dominação, Mt 24:15.


II. Entendendo a parábola:

1. Dramáticos contrastes entre a vida na terra do homem rico e Lázaro são brevemente demonstrado, :19-21.

a. Homem rico - roupas finas, alegre, viva esplêndido, banqueteando implícita,: 19.
b. Lázaro - coberto com feridas, sem comida, os cães de amigos e ajuda médica,: 20.

2. Morte leva todos, pobres e ricos, mas até mesmo a "levar" é contrastado,: 22.

a. Homem rico - morreram e é enterrado.
b. Lázaro - transportado por anjos ao seio de Abraão.

3. Os 2 homens da "vida após a morte" é tão diferente como a sua vida terrena, :23-25.

a. Homem rico - tormento, agonia, chamas.
b. Lázaro - sendo confortado.

4. O portão separado do homem rico é Lázaro, em vida, para o abismo a separá-los em vida após a morte,

: 20, 26.

5. Demasiado tarde ... o homem rico aprendeu que as pessoas possam mudar a sua eterna que termina por

alterar a maneira como eles vivem, se arrependem,: 30, e que a forma de viver (cuidar para os pobres) é encontrado nos ensinamentos de Moisés e os Profetas, 31. Felizmente, seus irmãos, e os fariseus não será tão lento para ouvir e aprender.


III. Parábola não deve ser confundida com:

1. Ouvir e Responder o arrependimento se for necessário ...

Precisamos ouvir e responder às vozes de Deus - Jesus, Hebreus 1:1 e Seus mensageiros, Mt 28:19-20. O homem rico, se recusou a ouvir os profetas de Deus, especialmente em matéria de cuidados para os necessitados. Estás a ouvir a mensagem de Deus ou à espera de algum sinal espetacular para "mostrar" que é o caminho,: 31? Estás a ouvir a Deus ou as tradições dos homens, Mt 15:1-9? Você está buscando Deus ou a sabedoria terrena, sabedoria humana, Tiago 1:5, 3:17?

2. Procure Deus ... valores e prioridades

Os fariseus e os ricos homem valorizado e amado dinheiro, roupas ..., Lc 16:14, 19. Deus detesta essas coisas e adora pessoas, especialmente dos mais necessitados e indefesos, Tiago 1:27. Deus exalta os humildes e os servo-minded, Lc 18:9-14, 22:25-27. Quando você perguntar o estudo, "O que é importante para Deus?" Ou "Quem é Deus e que valor tem?"

3. Queira Deus ...

Não vivo para agradar, impressionar, ou boa olhada nos olhos dos outros. Jesus repreendeu os fariseus para justificar-se nos olhos dos outros, Lc 16:15, 18:9, 14. Vai fazer o que é certo para impressionar o pregador, cônjuge, sogro, oficiais ... ou porque Deus te salvou, diz que o melhor para você, e comanda-lo ...?

4. Hoje ... viver para agradar a Deus, não espere

O homem rico não teve o amanhã. Uma vez morto, você não pode mudar seu destino, nem ninguém pode te ajudar a mudar a sua. Ao contrário do homem rico, o injusto mordomo era sagaz, em parte, porque ele agiu prontamente, Lc 16:6. Vai fazer o que é bom que você pode esperar até hoje, ou você é mais rico, sábio e saudável, mais experiente ...?


IV. Versiculo de Memória - Lc 16:15, 31 :